Massagem


KOSHA BODY ADJUSTMENT yoga massage

APRESENTAÇÃO

Esse trabalho foi elaborado em março de 2011, após um treinamento dado por Ma Prem Zaki em Chandreshwar Nagar, Rishikesh (India).
O trabalho tem o objetivo de buscar o equilíbrio dos koshas por meio de toques, manobras e trações ligadas aos asanas da yoga , óleos específicos no corpo e respiração adequada.
A maior inspiração para este trabalho foi de fato a tradicional ayurvedic yoga massage, criada pela mestra Kusum Modak da qual Ma Prem Zaki foi e é dicipula e a jornada de atendimentos com terapia corporal dentro da psicologia ayurvedica e yogaterapia,incluindo pesquisas e cursos dentro da aromateraia e herbal terapia praticadas ao longo de mais de 15 anos .

KOSHAS
Cinco koshas, é na verdade,uma ciência irmã do yoga. Os cinco koshas foram incorporados pela maioria das tradições do Yoga porque apresentam um mapa completo do ser humano em todos os níveis, incluindo o nível físico, energético, o psico-emocional, culminando com o espiritual. O modelo dos cinco koshas não se enquadra dentro de uma concepção dualista, uma vez que descreve todos os aspectos do ser humano como facetas, dimensões de uma realidade integrada, unidas umas as outras, e, ao mesmo tempo, derivando da fonte. Graças a esta abordagem integrativa do corpo, mente e espírito os koshas são um modelo importante para a nossa pratica corporal. Eles também fornecem uma estrutura para o entendimento da aplicação terapêutica da Massagem e servem como base para a saúde mental e física e espiritual. No nosso curso estaremos dando sempre ênfase aos koshas e suas caracteristicas. Ananamayakosha (Corpo Fisico), Pranamayakosha( Corpo Energético), e Manomayakosha (Corpo Mental e Emocional). Eles são de suma importância dentro de todos os trabalhos corporais.

ANAMAYAKOSHA (Corpo Fisico)
Descrição: Inclui todos os sistemas do corpo físico, os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e espaço) e os três Doshas (Vata, Pita e Kapha)
Dentro do aspecto do corpo físico, a importância do conhecimento da predominância do dosha vai influenciar no tipo de toque a ser dado no corpo e também colocar o nosso cliente a par das características de sua constituição torna-lo consciente e responsavel pelos problemas da desarmonia de seu corpo .
Sendo assim desenvolvemos manobras especificas a serem utilizadas de forma a trazer equlibrio corporal em suas funções como articulações,músculos,tendões,circulação ECT..

PRANAMAYKOSHA ( Corpo Energético)
Descrição: Inclui a respiração, os pranavayus ( prana, apana,samana, udana e vyana), os nadis ou canais energéticos(ida, pingala e shushuma que são os mais importantes) e os setes chakaras( muladhara, swadhistana, manipura, anahata, vishuddha, ajna e sahasrara).
Trabalhando com respiração especifica para harmonizar os canais juntamente com as manobras.

NAMOMAYAKOSHA (Corpo Mental e emocional)
Descrição:Inclui o sistema nervoso autônomo e partes do cérebro associadas a emoção, como o hipotálamo. Todos os padrões de comportamento reflexo-condicinados, emoções e de padrões habituais repetitivos. Incluindo a mente do cotidiano, mamas, e o ego, ahamkara.
A ultilização de óleos específicos para a desarmonia do sistema mental e emocional.