20 de julho de 2011

Exercícios respiratórios do yoga

TÉCNICA DE RETENÇÃO RESPIRATÓRIA

Esta é uma das técnicas que mais auxiliam no relaxamento rápido e perda da sensibilidade corpórea. Sendo simples, não há necessidade de nenhum aparato especial, porém, devido à retenção respiratória por alguns segundos, algumas pessoas que não estão acostumadas ou que fumam demasiadamente poderão estranhar no início. Esta técnica também auxilia na limpeza dos pulmões e chega a evitar problemas de enfisema pulmonar.

Vamos iniciar:

Deite-se confortavelmente em decúbito dorsal (barriga para cima) e relaxe. Procure colocar uma almofada ou travesseiro nas juntas dos joelhos para que a área pélvica não fique excessivamente reta. Isto causa tensão e uma leve dor após alguns minutos. Deixe os dois braços relaxados paralelos ao tronco;
Inspire profundamente e retenha o ar nos pulmões o máximo possível. Exale e repita a inspiração logo em seguida;
Prenda o ar o máximo que puder;
Realize esta respiração no total de 5 vezes;
Retorne à respiração normal;
Preste atenção nos efeitos projetivos e anote.

A respiração causará uma descarga de dióxido de carbono no sangue. Isto fará com que a sensibilidade corpórea seja diminuída, causando uma sensação de relaxamento rápido.

Um leve sono poderá começar a surgir. Mantenha sempre em mente que você estará saindo do estado de vigília (beta) para o estado alfa. Sua mente deve estar preparada para manter consciência neste estado intermediário.

Não desanime em caso de não conseguir sair efetivamente do corpo. Seu cérebro começou a detectar certos efeitos diferentes no organismo justamente devido à prática dos exercícios. Preste atenção e anote os efeitos projetivos já abordados anteriormente.

Caso não ocorra nada, abandone o exercício e o retome no dia seguinte.

Por outro lado, caso ocorra a projeção, tenha coragem e abandone o físico. Lembre-se de não para olhar seu corpo no início. Isto gerará muita euforia e o retorno ao físico será iminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário