27 de maio de 2011

Exercícios respiratórios do yoga

EXERCÍCIOS DE PRANAYAMAS

De modo geral, não temos consciência da respiração; o ar percorre nosso corpo sem que exerçamos ação voluntária sobre sua trajetória. No yoga, esse processo é elevado ao nível da percepção. É você quem toma a iniciativa e controla o fluxo do ar.

Na respiração normal, o ar é absorvido pelas narinas, inaudivelmente sem esforço ou movimentação exagerada de nariz e peito. Passa despercebido seu caminho, desde a entrada pelas narinas, atravessando vias nasais e orais, a traqueia e finalmente chegando aos pulmões.

Um dos aspectos mais importantes a se ressaltar é que a boa respiração deve ser nasal. O homem, devido a causas patológicas ou por maus hábitos, é o único entre os mamíferos que, às vezes, respira pela boca, ocasionando uma insuficiente alimentação de ar nos pulmões. Além disto, o nariz é filtro contra a poeira. De forma que quando respiramos pela boca estamos mais sujeitos às infecções contidas no ar. Efeitos da boa respiração: aumento de pressão, produzindo assim maior afluência de sangue em diversas regiões, assegurando a conversão de sangue venoso em arterial, regulando o equilíbrio ácido-base do organismo, estimulando os intercâmbios nutritivos das células, tecidos e órgãos de todo o corpo.

Respiração Pranayama

A respiração é de vital importância, cujo controle e domínio afastarão muitos obstáculos como preguiça física e mental, entorpecimento do corpo físico e até mesmo moléstias comuns. A respiração dá ritmo e organiza o fluxo do sangue e das energias sutis nos centros energéticos (chakras).

Pessoas que sofrem de insônia são agitadas e ansiosas, angustiadas, desassossegadas e em poucos dias alcançarão resultados curativos, já que possuem uma respiração desiquilibrada. O suspiro na hora aflitiva é um pedido de socorro do corpo físico e dos centros energéticos.

O termo PRANAYAMA é a união de duas palavras:

Prana - É considerada a energia vital, energia cósmica. O prana é encontrado em todos os lugares, vai aonde o ar comum jamais chegaria. O prana está no mineral, no vegetal, nos animais, no espaço, extrapola ao conceito comum da matéria.

Yama - Controle, domínio, manipulação e também prolongamento. Portanto, Pranayama quer dizer energia da vida.

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS

Pranayama purificador: exercício revitalizador, purifica as células, tonifica a pele, equilibra o sistema nervoso.
Em pé com o corpo ereto, pernas semiabertas, braços soltos ao longo do corpo. INSPIRAR suavemente pelas narinas, enquanto ergue os braços formando uma cruz, dobrando-os de modo que as mãos toquem o pescoço, (continue inspirando), vá fechando até os cotovelos se unirem. Quando estiverem unidos, SOLTE O AR PELA BOCA DE FORMA EXPONTÂNEA e solte os braços voltando à forma original. Repita de 15 a 20 vezes, aproximadamente 3 vezes por semana. Os horários ideais são sempre de manhã ou de noite, para obter resultados mais profundos.

Pranayama Concentrador: Eliminar a dispersão da mente, ajudando na capacidade de concentração. Equilibra o processo mental, ajuda na postura, bom para evitar a disfunção da tireoide e outros males locais. Sua prática constante abre a percepção interior. Ativador de chakras. Principalmente os mais elevados (coronário e frontal).

Em pé ou sentado. Adote uma postura agradável, mas sempre com a coluna ereta, observando se o corpo está solto e flexível, além da cabeça ereta na verticalidade da coluna. INSPIRAR profundamente pelas narinas e ao mesmo tempo pressionar o queixo com firmeza contra a garganta, reter a respiração de forma enérgica enquanto for possível e agradável e não causar incômodo ao praticante. Concentrar-se no chacra frontal, entre as sobrancelhas, bem na raiz do nariz e EXPIRAR O AR DE FORMA lenta e tranquila mantendo a posição. Fazer de 10 a 20 vezes, 3 vezes por semana.

Pranayama nádi sodhana: exercício respiratório perfeito. Conhecido por ser o mais completo de todos, tem a propriedade de harmonizar e vitalizar todo o corpo físico.

Nadís são condutores de energias e o corpo humano tem aproximadamente 72.000 destes. São conhecidos como meridianos da acupuntura chinesa, tendo as mesmas características sutis. Desses canais, 3 são de energias fundamentais: os canais da NARINA esquerda (PINGALA); da NARINA direita (IDA)e; a coluna vertebral (SUSHUMA). A narina esquerda carrega o prana lunar NEGATIVO; a narina direita o prana solar POSITIVO; o canal da coluna contém o FOGO ÍGNEO, onde está o canal KUNDALÍNICO. A kundalini é a energia sexual, adormecida na base da coluna.

Sodhana significa purificação, limpeza.

Portanto, NADI SODHANA quer dizer LIMPEZA E PURIFICAÇÃO DOS CANAIS DE ENERGIAS SUTIL, para que estes deem livre passagem e acesso ao prana, alinhando todos os chakras (exercício desbloqueador dos chakras).

EM PÉ ou SENTADO (local apropriado, em silêncio com os olhos suavemente cerrados e os lábios naturalmente fechados ou semiabertos), respire 3 vezes de maneira normal enchendo os pulmões e soltando o ar vagarosamente.

Leve o dedo indicador da mão direita acima da sobrancelha bem no meio da testa (não precisa tocar a testa, apenas forme uma concha). O polegar e o dedo mínimo serão usados alternando-se entre uma narina e outra.

A respiração não tem fase de retenção e a expiração é sempre alternada entre uma narina e outra.

a) INSPIRAR lenta e profundamente com as duas narinas.
b) EXPIRAR da mesma forma só que pela narina esquerda, bloqueando a narina direita com o dedo POLEGAR.
c) Voltar a INSPIRAR lenta e profundamente com as duas narinas.
d) EXPIRAR da mesma forma, mas desta vez pela narina DIREITA usando o dedo mínimo para bloquear a esquerda.
e) Repetir a, b, c, d no mínimo 30 vezes.
f) Repousar por uns instantes e reiniciar mais um bloco de 30 vezes.

Esse exercício pode ser realizado a qualquer hora do dia e não tem contraindicações. Seus resultados serão imediatos, sempre benéficos e profundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário