13 de julho de 2011

Alongando seus músculos respiratórios ao acordar

1. Mantendo sua cabeça ao centro do corpo inspire e gire suavemente a cabeça por cima do ombro direito, soltando todo o ar; inspire e volte a cabeça par ao centro do corpo soltando o ar. Inspire e role a cabeça por cima do ombro esquerdo soltando o ar. Inspire volte ao centro soltando o ar. Faça essa repetição até sentir rua cabeça mais solta.

2. Ainda deitado de costas, estenda seus braços para trás da cabeça, de modo que eles repousem o Maximo possível junto ao chão. Relaxe completamente o braço direito. Inspire. Ao expirar, sua mão esquerda vai segurar seu pulso direito e puxar suave, mas firmemente, o braço direito, alongando o ombro direito. O braço direito deveria permitir-se ficar completamente passivo, nem resistindo nem ajudando a puxar da mão esquerda. Depois de repetir isso diversas vezes, volte seus braços para os lados e veja se consegue sentir a diferença entre os dois lados. Você poderá senti-la no ombro, pescoço, região peitoral ou braços.

Repetir esse exercício com o braço esquerdo passivo e relaxado e a mão direita puxando, e outra vez observe como sente os dois lados. Depois segure as mãos com os dedos entrelaçados e os braços estendidos para fora, e balance-as fazendo o maior circulo que lhe for confortável, sentindo como essa rotação solta as articulações do ombro e os músculos.


3. Estenda o braço direito para o lado, e leve o braço esquerdo por cima do corpo, de modo que a mão esquerda tente alcançara mão direita. Sem levantar a região dorsal superior do chão- levantando apenas o ombro, se possível- estenda a mão esquerda em direção a direita o Maximo possível. Então levante a mão direita para encontrar a esquerda, entrelace os dedos das duas mãos e use a mão direita para puxar a mão esquerda para o chão. Sinta como isso alonga o ombro esquerdo. Você também pode mover a mão direita num movimento de rotação, para aumentar a amplitude do movimento. Esse é um grande alongamento para os ombros e partes superior dos braços. Como para todos os exercícios, esse alongamento deve ser repetido do outro lado. Quando o fizer, você poderá sentir uma compressão na região peitoral, mas uma abertura maravilhosa na região dorsal superior.


4. Para alongar toda a porção superior do tronco- ombros, braços, região peitoral, pescoço, porção superior e mediada região dorsal- tente o alongamento do moinho de vento. Ajuda aliviar a tensão do estudo, leitura, ou trabalho em computador e parece também, liberar a tensão emocional. Deite de costas, com o joelho esquerdo dobrado e a perna direita esticada no chão, depois role para o lado direito, de modo que o joelho esquerdo dobrado cruza seu corpo e repousa no chão do seu lado direito.Leve o pé esquerdo sobre o joelho direito, e pressione seu joelho esquerdo para baixo com a mão direita. Seu ombro esquerdo pode se levantar um pouco, mas tente mantê-lo tão próximo do chão quanto possível. Assim, você fará uma bela torção e alongamento da parte superior da sua coluna vertebral.

Erga o braço esquerdo e movimente-o fazendo o maior circulo que conseguir. Isso significa fazer a mão esquerda tocar o chão tanto quanto possível. Imagine que está desenhando um circulo no chão de lápis na mão esquerda. Se sentir um alongamento maior mantendo a mão levantada par cima, quando estende pra frente, então faça isso, mas quanto possível. Você deve tornar esse movimento confortável para você- não se force a fazer um circulo enorme, mas tente alongar seu braço o suficiente para realmente senti-lo. Observe como esse exercício movimenta a caixa torácica e a região dorsal superior. Poucos movimentos dão ao tronco superior tanta liberdade.

Agora estenda o braço esquerdo para cima da cabeça tão longe quanto conseguir, sua mão esquerda tocando o chão. Com a mão direita segure a área da caixa torácica e a puxe em direção ao chão. Depois gire o braço esquerdo outra vez. Faça isso nos sentidos horário e anti-horário, e descanse de costas antes de rolar e repetir esse exercício inteiro do outro lado. Outra vez, preste atenção entre os dois lados para observar se há diferença na sensação e qual a qualidade dessa diferença. Ao sentir seus músculos se alongando, imagine que está respirando no músculo alongado, expandindo-o com a respiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário