30 de agosto de 2011

SANKALPA

Sankalpa significa “construção mental”, mas pode ser traduzido como “resolução interior”, “plano de ação”, “propósito”, “objetivo”, “mentalização”. É a repetição de uma frase curta, mas repleta de significado para você, são afirmações que você sente que precisa, para seu melhoramento pessoal. 

Nestas afirmações, procure sempre usar frases afirmativas, tipo: “vou emagrecer, sou importante, sou verdadeira, sou forte, sou corajoso.”

Um tempo adequado para você incorporar seu sankalpa deveria ser entre uma a duas semanas. Não verbalize de forma alguma o sankalpa, inspire longa e silenciosamente e enquanto estiver expirando, repita mentalmente a sua frase, na hatha yoga, dizemos que todo o nosso trabalho corporal,é para assumir o controle de nosso corpo,pois quando estamos no controle de nosso corpo,não seremos mais de forma alguma também escravos da mente,já que é a mente que dentro de nossos vícios ,termina controlando nosso corpo e nossas emoções.

Eu costumo dizer a meus alunos que durante um asana que ele considera difícil,este é o momento perfeito para repetir mentalmente seu sankalpa e transcender o limite que ele acha que tem.

E a frase constante, que é por vezes repetida ”É muito difícil ou Eu não vou conseguir”, substituindo estas frase viciadas por seu sankalpa,você começa a reeducar seu cérebro e desconstruir suas afirmações negativas.isso não significa que temos que violar o limite de nosso corpo,mas sim, de termos uma realidade honesta,afastando de nós um vicio negativo de pensamento que interfere em nosso desempenho corporal , espiritual e psicológico,sem ao menos ter experienciado algo novo, por vezes desconhecido de nós.

Mas situações que nos são desconhecidas, não necessariamente são difíceis ou desagradáveis, às vezes estamos tão condicionados a falar,verbalizar algo negativo ,destrutivo,desmotivante á nós mesmos que nem paramos pra refletir se de fato é real aquela dificuldade.

Assim o sankalpa pode ajudar a reconstruir mentalizações que são desconhecidas por nós ,mas são possíveis. Levando-te para um espaço de mais tranqüilidade e auto-descoberta.

Um espaço que acessamos pouco, por estarmos viciados a sempre lamentar ou desistir fácil das coisas que podem nos levar para mais paz e tranqüilidade.

Podemos acreditar em coisas boas, e não só em coisas que nos trazem tristezas e amarguras.ate porque eu insisto em dizer que estas coisas que achamos bem ruins,na verdade é apenas um julgamento,pois todas as coisas que nos fazem sofre,também nos fazem evoluir.

“AFASTO DE MIM, TUDO QUE ME FAZ MAL"

As frases devem estar sempre no presente; para nossa mente subconsciente, só existe o presente, ela não concebe o que não está aqui e agora, pois só vivência o momento. Usando construções como amanhã, mais tarde, depois ou a seguir, nunca se conseguirá o sankalpa. Pensar em objetivos impossíveis como “quero atravessar paredes” ou “quero voar” podem transformar facilmente o seu sankalpa em vikalpa (alucinação ou imaginação).

Para firmar um sankalpa,eu sugiro que você inicialmente, faça uma reflexão,uma auto-avaliação de sua vida e perceba o que esta naquele momento atrapalhando sua tranqüilidade e também se pergunte "qual a minha contribuição contra mim mesmo? o que eu preciso superar ou mesmo reconhecer para mudar isto?"

E aí você se recolhe em sua respiração e faz a sua frase “sankalpa” para começar uma nova jornada de mudanças em sua vida.

Tanto a palavra proferida quanto a pensada fica gravada no akasha, e têm a capacidade de controlar profundamente a nossa vida presente e futura, cada palavra ociosa é registrada, do mesmo modo que a palavra proferida. O pensamento apropriado leva à ação apropriada, e disso emana ánanda a suprema felicidade.

Quem vivencia seu próprio dharma está feliz, pois percebe que está no caminho, está fazendo a coisa certa, gozando de alegria e paz interior. Sempre que sentimos um vazio ou quando sofremos, nos afastamos do dharma e passamos a viver o karma na sua forma mais grosseira.

Sugiro a todos que experimentem esta nova possibilidade e usufruam desta maravilhosa ferramenta!!!

HARI OM

Um comentário:

  1. o sankalpa esta a cada dia entrando com mais força em minha vida... exercício diário e a yoga me ajuda muito na fortificação do sankalpa no meu dia...

    texto já compartilhado no facebook!!!

    ResponderExcluir